quarta-feira, 4 de julho de 2012

Queques de chocolate


Estes queques são uma delícia, e são a receita ideal para levar uma festa, pois rendem imenso (dá para mais de 24 queques).
Já os tinha feito algumas vezes, mas ainda não tinha colocado aqui. Desta vez foram a minha contribuição para o lanche da festa da escola do meu filho, e ele ajudou-me a fazê-los.

A receita é do livro "Martha Stewart's Baking Handbook", e pode-se fazer também em versão de bolo, bastando ajustar o tempo de cozedura.

Ingredientes: (1 chávena = 240 ml)

Secos:
- 2 1/2 cháv. de farinha T55
- 1 cháv. de cacau magro em pó
- 2 1/2 cháv. de açúcar
- 2 1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
- 1 1/4 c. chá de fermento
- 1 1/4 c. chá de sal

Líquidos:
- 2 ovos grandes + 1 gema
- 1 1/4 cháv. de leite
- 1/2 cháv. de óleo vegetal
- 1 1/4 c. chá de essência de baunilha
- 1 1/4 cháv. de água morna

Preparação:

Ligue o forno a 170º.

Na taça da batedeira coloque todos os ingredientes secos, e misture durante uns segundos.
Adicione todos os ingredientes líquidos, e misture em velocidade média-baixa durante 3 minutos, até a massa estar bem misturada.

Forre duas formas de queques com forminhas de papel e distribua a massa pelas formas, enchendo as forminhas até 2/3 da sua altura. Eu utilizei uma colher de gelado para encher por igual.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos, até que um palito inserido no centro do queque saia seco.

Esta quantidade deu-me para 24 queques e um mini-bolo.

Os queques conservam-se no frigorífico, numa caixa hermética, até 3 dias.

3 comentários:

  1. Que lindos Susana, ando sempre em busca destas receitas para os meus filhos:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, também já experimentei estes queques, são realmente uma delícia! :) um beijinho

      Eliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...