terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

17/Fevereiro/2011

O meu filho fez 3 anos na semana passada, e fizemos uma festa cá em casa para os amigos (mais para os nossos amigos do que para os dele).

Houve muita comida, tanto salgados como doces, e de entre tudo o que havia, eu fiz os bolos e tudo o que era doce (claro! O que mais é que se podia esperar?)

Passei um dia inteiro na cozinha, rodeada de farinha e açúcar, com as minhas máquinas ajudantes a trabalhar, a fazer:

- o bolo de anos, incluindo a decoração
- queques de 3 sabores diferentes com as respectivas coberturas
- 1 tarte de maçã
- gelado de baunilha
- e 1 sopa de cenoura (para as crianças)

Parece pouca coisa para demorar 1 dia inteiro, mas só o bolo de anos ocupou-me durante algumas horas.






















Nos próximos dias vou colocar aqui as receitas, se bem que desta vez não tive tempo para fotografar o passo-a-passo, só o resultado final.






















Este é o bolo de anos. É a casa do Hopla, que são uns desenhos animados de que o Luís gosta.
Adorou! Só sorria a olhar para o bolo e a tocar-lhe com o dedo.

Por dentro era bolo de laranja, regado com sumo de laranja (na verdade foi generosamente pincelado), e com recheio de ganache de chocolate. A parte mais alta da casa tinha 5 camadas de bolo alternadas com recheio.
Esqueci-me foi de fotografar uma fatia... mas estava bonito.
Por fora estava coberto com mais ganache (para ficar uma superfície lisa) e depois com pasta de açúcar.

No ano passado, quando o Luís fez 2 anos, foi quando começou o meu interesse em aprender a decorar bolos. Encomendei um bolo do Noddy, muito giro, mas fiquei o tempo todo a pensar que eu conseguia fazer um bolo assim, e não iria precisar de comprar mais bolos de aniversário.

Pesquisei na internet até encontrar uma loja que fazia workshops, inscrevi-me e fui fazer um workshop  para iniciados.
Com isso e um livro (o Planet Cake), fiz o bolo de anos do meu marido logo em Março e fiz todos os bolos de anos da família desde então.

Mas o meu objectivo quando comecei sempre foi fazer o bolo do Luís, e consegui!
E ele adorou o bolo, o que me deixou ainda mais feliz!





















4 comentários:

  1. Muitos parabéns, pelo aniversário do pequeno e também pelo bolo e por toda a festa!

    ResponderEliminar
  2. Susana, o bolo ficou lindo, adorei!
    Imagino que tenha feito cá um sucesso com a criançada.
    Dá trabalho, mas é um prazer preparar tudo com tanto carinho. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estava tudo delicioso amiga! Adorei!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...